9.10.10

Molho de tomate caseiro

Descrição:
Para fugir um pouco da rotina de usar apenas molhos prontos e para tornar o prato um pouco mais bonito, nada melhor do que fazer o próprio molho de tomate, com temperos especiais e aquele toque pessoal e único que damos ;-)

Ingredientes:
- 4 tomates médios (de 1,5 a 2 tomates por pessoa, para permitir repetição ou uma quantidade maior de molho no prato)
- 3 dentes de alho (ao gosto se você não gosta muito de alho, é apenas para temperar )
- de óleo; é para fritar o alho) ou manteiga
- salsa picada
- pimenta do reino
- noz moscada (esse é o segredo de um sabor especial!)
- sal

Não é ingrediente, mas eu acho que cozinhar com colher de pau é melhor do que com colher de aço inox...

Instruções:
Lave os tomates bem lavados. De preferência com sabão e bucha, para tirar o máximo possível de resíduos. Só tome cuidado para não apertá-lo demais :-)

Pique os tomates em pedaços não muito grandes. Há pessoas que preferem tirar a pele e as sementes. Eu, particularmente, gosto do tomate inteiro. A quantidade especificada foi para o tomate inteiro, logo você pode precisar de mais um ou dois se eliminar o interior.

Reserve o tomate em um prato ou vasilha por um instante.

Pique o alho. Se você for fã, pode fatiá-lo fininho: ele praticamente desaparece no molho. Reserve enquanto o azeite aquece.

Em uma panela coloque o azeite para aquecer. Quando o azeite estiver quente, coloque os pedaços de alho para fritar. Quando eles começarem a dourar, adicione o tomate. Cuidado para não queimar o alho (fica um gosto amargo). Assim que adicionar o tomate, dê uma mexida para que o alho não fique todo no fundo.

Deixe cozinhando por um tempo, sempre mexendo para procurar um cozimento por igual e checar a textura do tomate.

Infelizmente não é possível dizer o tempo de cozimento: em três panelas diferentes, obtive três tempos diferentes. O processo inteiro não é demorado...

De vez em quando dê uma "apertada" nos tomates contra o fundo da panela ou contra as bordas da mesma. Quando o tomate começar a desmanchar, vá apertando-os todos. Algumas vezes eu deixo uns pedacinhos maiores, mas dá para fazer um molho bem líqüido.

Quando estiver satisfeito com a textura, adicione sal e mexa. Umas duas pitadas geralmente são suficientes, mas recomendo provar.

Cozinhe mais um pouco — alguns segundos — e adicione a pimenta do reino. Uma pitada ou duas, senão você terá um molho muito forte. Cozinhe mais um pouco e adicione umas duas ou três pitadas de noz moscada. Cozinhe mais um pouco.

Ao desligar o fogo, salpique o molho de salsa e mexa um pouco, para misturar.

Sirva quentinho, junto com a massa de sua preferência :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário